IPVA no Acre tem desconto especial

07 de janeiro de 2019
14:12
Administrador

O ano mal começou e as contas já começam a se acumular. O prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começou a vencer Brasil afora. Os primeiros motoristas a recolher o tributo são os paraenses – placas terminadas entre 01 e 31 devem pagar imposto nesta sexta-feira, 4. Na próxima semana, os paulistas começam a fazer o pagamento do tributo.

Além de diferentes calendários, o imposto tem condições de pagamento diferenciadas em todos os estados do país e no Distrito Federal.  Enquanto em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro é possível fazer o pagamento em três vezes, no Amapá, região Norte, o motorista consegue pagar o imposto em até seis vezes.

Os valores das alíquotas também variam. Para chegar ao valor do imposto de cada estado é preciso multiplicar o porcentual pelo valor venal, determinado pela Tabela Fipe, da Fundação Instituo de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Quem tiver disponibilidade para quitar o imposto em cota única, tem oportunidades de conseguir um bom desconto. No Amazonas, por exemplo, o abatimento pode chegar a até 30%

Confira como é o esquema de pagamentos por unidade da federação:

Acre

Valor: O IPVA equivale a 2% do valor venal do veículo e pode ser emitido pelo site do Detran no estado ou nos postos de atendimento da Secretaria da Fazenda

Prazo: Para ficar em dia com o imposto do carro, dono de veículo no Acre pode pagar o tributo em cota única, com desconto de 10% ou parcelado em até três vezes. Motoristas com placa finais 1 e 2 precisam acertar a primeira ou a cota única em 31 de janeiro. Carros com finais 3 e 4 em 28 de fevereiro, final 5 em 29 de março, final 6 em 30 de abril, final 7 em 31 de maio, final 8 em 26 de junho, final 9 em 31 de julho e final 0 em 30 de agosto.

Fonte://www.jornalatribuna.com.br